O Choro do Bebé

26-08-2022

Ouvimos com frequência a expressão "o choro é a forma que os bebés têm de se comunicar".

Embora esta frase seja verdade, não significa que seja a única forma dos bebés comunicarem com os adultos.

O choro, tal como um grito ou uma "birra", é uma chamada de alerta para algo que não está bem para o bebé: fome, desconforto, dor, sono, exaustão, necessidade de conforto/segurança, sensibilidade a algo, irritabilidade.

Um bebé pequeno quando chora tenta comunicar connosco da única forma que consegue quando o adulto não satisfez as suas necessidades.

Não quero dizer com isto que os pais têm culpa dos bebés chorarem, nada disso. O choro é normal e faz parte da existência de um bebé, mas há muitos factores que podemos ter em conta antes de chegarmos propriamente ao choro.


A maioria das vezes, quando o bebé tem fome, chucha nas mãos ou em qualquer coisa que esteja perto dele (um doudou, um peluche, a mão da mãe, o braço do pai, as próprias mãos).

Quando o bebé é amamentado esta característica é mais visível pois ele tenta chegar às mamas da mãe pelo tacto e olfacto "mamando" o que encontrar pelo caminho, seja a mão da mãe, o pescoço, o braço, a barriga, etc. Vira também bastante a cara para o lado colocando a língua de fora como se fosse sugar.


Da mesma forma que quando o bebé começa a ter sono também vai demonstrando algum comportamento de cansaço. Os mais comuns são o bocejo, esfregar a cara, orelhas ou esfregar-se em algo/alguém.

É importante referir que os bebés até aos 9/10 meses pelo menos, têm uma tolerância baixa ao tempo que estão acordados. E, muitas vezes, para desespero dos pais, choram imenso por cansaço porque não conseguem explicar que se sentem cansados e precisam de dormir. É preciso perceber as rotinas de sono para que todos estejam em harmonia.

O choro é sempre o sinal mais gritante que basicamente significa "JÁ ESTOU EM DESESPERO. PRECISO DE ALGO". 

Portanto, se estiver cansado o choro já é sinal de que o bebé está demasiado cansado e por isso está irritado. Poderá lutar para adormecer porque está na fase intensa de irritabilidade (apesar de ter muito sono).

Se chora por fome possivelmente vai mamar de forma mais sôfrega, por isso se for um bebé que ainda está a aprender a mamar, poderá não ter muita paciência para correcções de pega. Antes de chegar à fase do choro, se for preciso estabelecer bem a amamentação, é preciso ter em conta os sinais prévios.

Se for um bebé que usa biberão, é preciso ter atenção à forma como se oferece, pois poderá beber demasiado rápido bastante quantidade o que levará à dilatação do estômago e possíveis refluxos intensos.

Em caso de dores, o bebé chora quando está em sofrimento, Nestes casos apenas convém os pais estarem atentos para verem de onde possa vir a dor. Poderá ser cólicas ou início de um otite, por exemplo.

Qualquer que seja a situação, o colo ajudará muito pois mostra ao bebé que estamos disponíveis para o acolher e dar conforto e segurança quando ele mais necessita. Mesmo que isso não resolva a 100% a sua necessidade, o colo será sempre o primeiro passo para o bebé sentir que não está sozinho.


© 2022  Sofia Marques |  Terapeuta de Mães e Bebés
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora