Relactação e Diminuição de Suplemento
O que é a Relactação?
Voltar a amamentar um bebé que desmamou precocemente ou que não chegou a mamar com sucesso.
Os métodos mais eficazes passam por:
Estimulação da mama e mamilo é a medida mais importante para induzir uma boa produção de leite (pelo bebé ou mecanicamente);
Sucção frequente da mama;
Apoio e motivação da mãe;
Ajudar as mães e bebés a conseguir um bom posicionamento e pega;
Suplementação da dieta da mãe e uso ocasional de hormonas externas.
Este é um tipo de processo que requer sempre acompanhamento de uma profissional em amamentação e, idealmente, sempre em comunicação com o médico assistente para se ir avaliando se existente alguma necessidade de suplementação.
Este processo tende sempre a ser um desafio maior porque estaremos a "reeducar" o corpo para produzir leite materno, mas não é de todo impossível, desde que a mãe seja bem acompanhada.
O que é a diminuição de suplemento (ou supressão de suplemento)?
Reduzir a quantidade de suplemento ingerida pelo bebé com vista a, se possível, atingir amamentação exclusiva.
Ou seja, este tipo de método prevê a diminuição da quantidade de leite artificial ingerido pelo bebé com vista a um aleitamento materno em exclusivo, sem recurso a outros leites ou suplementos.
Existem diversas técnicas que poderão ser adotadas para atingirmos este objetivo, mas é importante ver caso a caso, até para perceber qual a vontade e objetivo na mãe na diminuição de suplemento.
Um dos primeiros passos que recomendo é começar a suplementar com leite materno e, para isso, é feito um plano para extrações eficazes de forma a diminuir, gradualmente, a quantidade de leite artificial oferecida ao bebé.
As formas de oferta de leite são também tidas em conta pois é pretendido que o bebé se alimente apenas ou maioritariamente diretamente na mama e por isso teremos que ter em atenção às tetinas que poderão levar a uma confusão de bicos.