Sexo na Gravidez
Muitas mamãs e até papás mostram algum receio em manter relações sexuais, principalmente no primeiro trimestre de gestação.
O sexo é algo natural e não é necessário qualquer precaução se estiver tudo bem com a gravidez.
As contracções decorrentes dos orgasmos não são as mesmas que as contracções de preparação para o parto.
Alguns profissionais de saúde aconselham evitar o sexo durante a gestação por acreditam que o sémen contém hormonas que podem estimular contracções, mas isto não consensual entre todos os profissionais de saúde, por isso aconselho-te a fazeres a tua pesquisa e falares sempre com o teu obstectra sobre estes receios.
A forma como a mulher encara as relações sexuais é muito diversa. Além do factor fisiológico associado às hormonas poder aumentar ou diminuir a libido, também o factor emocional é importante.
Nem todas as mulheres se sentem confortáveis em ter relações sexuais nas diversas fases da gravidez, seja por receio, seja por desconforto, vergonha. Importa que percebam que tudo isso é normal e que vão haver alturas que o corpo irá mostrar mais sinais de vontade do que outras. E está tudo certo.
É sempre importante haver diálogo com o parceiro, explicar tudo o que sente, como sente, o que a apoquenta, e até coisas novas que possa querer experimentar para que a relação seja prazerosa para ambos.
No segundo trimestre a grávida pode sentir mais desejo sexual e atingir orgasmos mais intensos enquanto que na fase final da gravidez o cansaço e desconforto possam ser mais difícil atingir o clímax.
Aproveitem bem os preliminares, experimentem posições diferentes, evitem a posição de missionário que poderá ser mais desconfortável e acaba por constringir mais os vasos sanguíneos devido ao peso do bebé (especialmente a partir do 4º mês).
Caso verifiques alguma destas situações a grávida deverá, de imediato, contactar o seu médico:
- Sangramento
- Dor
- Contracções
- Desconforto abdominal
- Perda de fluidos
Em suma, aproveitem para namorar, para promoverem a intimidade e o diálogo. A gravidez não deixa de ser só mais uma fase nas vossas vidas fruto, inclusive, da troca sexual entre o pai e mãe :)